"De maneira mais genérica, uma criatura onisciente nunca perderia seu tempo vendo um filme, uma vez que já conhece o final. Não existe cinema para Deus. E, por conseguinte, ele, que não obstante sabe tudo, não sabe o que está perdendo..."

Ollivier Pourriol, no livro Cine Filô.

Comentários da Cristina Faraon

Blá...blá... blá...

2012

terça-feira, 24 de novembro de 2009


O fato é: você já assistiu a esse filme.

Eu não queria estragar tudo, mas é verdade. Lá estão todos os lugares-comuns possíveis e imagináveis. Você verá o Presidente justo e bom, o cientista jovem e idealista, o casal separado que ainda se ama, as criancinhas apaixonantes, o pai displicente mas herói, o burocrata frio, a sala de controle com dezenas de profissionais trabalhando em ritmo frenético com um feitor gritando em seus ouvidos, tramas nos bastidores, sustos desnecessários só pra encher o saco, mentiras delirantes que só podiam sair mesmo de cabeça de  americano e tudo o mais. Ah: e efeitos especiais de primeiríssima. O filme só se justifica por isso. Não existe nada, nada mesmo que acrescente algo a Impacto Profundo ou outro qualquer do gênero. É quase uma reprise.

Mas tá, tá, tá, vale para matar a curiosidade. Vale também para depois discutir animadamente com os amigos quais as mentiras mais desvairadas. Há momentos em que o clima de suspense é quebrado por gargalhadas inesperadas - isso é uma falha. Sim, gargalhadas  na hora agá não eram para acontecer. Sabe,  há coisas que nem mesmo nesse tipo de ficção são cabíveis.  

Duas mentiras brabas só pra você sentir o drama:

Um terço do planeta, no mínimo, virou mingau e ainda tem gente conversando no celular só pra fazer ceninha triste. Fala sério! Aqui basta uma chuva forte que a gente fica sem comunicação!
Outra, a mais branda: horas e horas debaixo de explosões, fogo e cinzas, desespero só... e a liiinda chega do outro lado com a maquiagem intacta! O gloss brilhando nos beiços!

É demais pra minha cabeça. Podiam manerar.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP