"De maneira mais genérica, uma criatura onisciente nunca perderia seu tempo vendo um filme, uma vez que já conhece o final. Não existe cinema para Deus. E, por conseguinte, ele, que não obstante sabe tudo, não sabe o que está perdendo..."

Ollivier Pourriol, no livro Cine Filô.

Comentários da Cristina Faraon

Blá...blá... blá...

Caso 39

domingo, 18 de abril de 2010

Eu sempre disse que o "charme" de um filme de terror é dar medo sem precisar "espocar" cabeças ou arrancar olhos. É o que chamo de "terror arte".  Bem, quem sou eu para rotular alguma coisa de arte ou não-arte, né? Só sei o seguinte: CASO 39 dá medo sim.

Não digo que seja um filme impecável. Acho que ele iria bem melhor se se mantivesse no terreno firme das coisas que podem acontecer. Nada é mais assustador do que a realidade. É você pensar: meu Deus, isso poderia acontecer comigo!  Caso 39 começa assim e vai muito bem obrigado. Ele resiste, resiste... até que entrega os ponto. Em dado momento ele não aguenta e acaba pedindo arrego ao sobrenatural. É onde perde pontos e fica meio parecido com os outros. Uma pena. Mas isso não chega a pôr tudo a perder.

Ótimo entretenimento. Além do medo em si (aquela agonia, aquela coisa ruim que deveriam pagar para a gente sentir e não o contrário) ele tem bastante suspense.

Acho a Renée Zellweger um docinho de pessoa. Eu preferia vê-la sempre em filmes românticos e achei uma baita maldade infernizar a lourinha daquele jeito mas ela é maravilhosa e seu desempenho vale dez.
Aliás agora entendo porque heroína de filme de terror tem que ser uma branquinha: porque as brancas mudam de cor que é uma beleza e tornam tudo mais convincente. Renée é uma camaleoa muito fofa, mudando de cor nas horas certas. Como ela consegue ficar vermelhinha daquele jeito? O rosto parece que incha de raiva e medo! Um amor. Uma atriz negra não teria essa habilidade, né? Além de que a brancura dá um ar mais delicado e desprotegido à pessoa. Os negros transmitem mais força e vigor...

Acabam aqui as minhas apreciações a respeito de brancura-pretura. Assista Caso 39. Eu gostei.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP