"De maneira mais genérica, uma criatura onisciente nunca perderia seu tempo vendo um filme, uma vez que já conhece o final. Não existe cinema para Deus. E, por conseguinte, ele, que não obstante sabe tudo, não sabe o que está perdendo..."

Ollivier Pourriol, no livro Cine Filô.

Comentários da Cristina Faraon

Blá...blá... blá...

La Vie en rose

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ontem assisti o filme PIAF - ou La Vie en Rose - sobre a grande cantora francesa Edith Piaf.

Pra falar a verdade eu sempre a achei chatinha. Não via beleza alguma na voz  e me irritava a maneira com que ela pronunciava o "erre".   Para mim não passava de uma cantora afinada.   Só que o que me acontecia era o que acontece com a maioria das pessoas: ouve um pedacinho da música sem o mínimo de atenção ou sentimento e daí faz um julgamento burro. 

Edith transbordava emoção.

Gosto de filmes que possibilitam abrir meu leque de conhecimento e opções artíscicas. Jamais entendi o quanto Mozart era maravilhoso até ver o filme (AMADEUS - lindo!)  onde sua música é apresentada. Depois do filme procurei suas músicas com avidez e me apaixonei completamente. Pra mim, hoje, ele é o máximo. Se não fosse o filme talvez até hoje eu pensasse que ele era "apenas mais um" compositor "erudito".

O mesmo se deu com Edith Piaf, a ex-chata.

Sua história é contada de forma intressante mas mesmo que não fosse, duas cenas, apenas duas cenas já valem pelo filme todo. Uma delas mostra Edit ainda menina. A garota que a interpreta é dulcíssima e tem uma voz maravilhosa.  Ela canta lindamente o hino da França (que até então eu jamais ouvira completo e com legendas) e comove. Mesmo.

A outra cena é a última, na qual é quase impossível conter as lágrimas. Eu chorei aos cântaros.  Depois de conhecermos sua história, ve-la já velha e doente cantando Non Je Ne Regreete Rien (Não, não me arrependo de nada)  é e-mo-ci-o-nan-te.

Assista a encantadora menina cantando:  http://www.youtube.com/watch?v=ucOIDOMsrQE
Assista a atriz na voz magnífica de Edith: http://www.youtube.com/watch?v=SuAqVe0dOh0

Ah:  Gostei muito do comentário a respeito desse filme no blog SENTENÇAS URBANAS.  Leia. Muito interessante. O título da postagem é "Nem veloz, muito menos furioso."


0 comentários:

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP