"De maneira mais genérica, uma criatura onisciente nunca perderia seu tempo vendo um filme, uma vez que já conhece o final. Não existe cinema para Deus. E, por conseguinte, ele, que não obstante sabe tudo, não sabe o que está perdendo..."

Ollivier Pourriol, no livro Cine Filô.

Comentários da Cristina Faraon

Blá...blá... blá...

Quem quer ser um milionário?

segunda-feira, 16 de março de 2009




Sinopse: "Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?... "


É um filme do tipo "Em busca da Felicidade", só que Em busca da felicidade eu chorei, nesse não. Tudo bem, chorômetro não é um critério confiável.


O filme é mesmo muito bom. Ele prende do começo ao fim, surpreende e te faz vibrar. E tem suspense. Não o suspense obvio do tipo "será que ele vai acertar a pergunta?" Não, mas suspense pelos perigos e situaçoes complicadas que fazem parte da vida desgraçada de Jamal e seu irmão.


Todo mundo pensa (pelo menos eu pensava) que o filme tratava da história de um garoto prodígio que se matou de estudar, inscreveu-se em um concurso na televisão e conseguiu um prêmio milionário. Nada disso. Seria manjado demais, você não acha?


A história é criativa, envolve amor impossível, sofrimentos indizíveis, superação, preconceito, suspense, violência... e até a velha e desconcertante pergunta: "como criticar alguém que, tendo uma vida desgraçada dessas, se mete com a máfia?"


Ou seja: o filme não se prende ao concurso em si. O concurso é só um pretexto. O filme é bem maior do que isso e aí está o seu mérito. O título é horrível. Eu mesma só fui assistir porque me disseram que era bom - e é.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP