"De maneira mais genérica, uma criatura onisciente nunca perderia seu tempo vendo um filme, uma vez que já conhece o final. Não existe cinema para Deus. E, por conseguinte, ele, que não obstante sabe tudo, não sabe o que está perdendo..."

Ollivier Pourriol, no livro Cine Filô.

Comentários da Cristina Faraon

Blá...blá... blá...

Ensaio sobre a cegueira

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


Assisti por dois motivos: por ser baseado no livro do famozézimo escritor José de Saramago e porque uma amiga jurou de pé junto que era excelente. Confiei.

Normalmente não tenho dificuldade alguma em comentar um filme. É só dizer o que achei. Só que até agora não sei direito o que achei. Estranho, né? O filme também é estranho.

Não posso dizer que tenha sido um filme ruim. É um filme tenso, bem bolado, o desempenho dos atores é muito bom... Como então seria ruim?

Por outro lado como eu chamaria de "super legal, bom, excelente" se é repleto de cenas insuportáveis, excessivamente feias, nojentas, violentas, incômodas, emocionalmente cansativas, repulsivas... Isso pode ser chamado de bom? Não é agradável. Dá vontade de sair da sala. Cansa a beleza da gente ficar olhando aquele desfilar sem fim de esquisitices.

Se eu fosse definir o filme com uma palavra apenas eu diria INCÔMODO.

A idéia central é uma metáfora interessante, um "imagine se..."

O autor leva às últimas consequências a idéia de em que nos transformaríamos (ou o que afloraria em nós) se perdêssemos a visão. Não somente a visão; o tema é elástico e pode estender-se facilmente em uma mesa de bar). Poderia ser a visão, poderia ser o olfato, audição... Se um item qualquer fosse alterado em nós, o que aconteceria? Quem somos realmente? Essa é a idéia. Não deixa de ser instigante mas não chega a ser a descoberta da pólvora.

Disseram que o livro é maravilhoso. Só posso concluir que a idéia funciona melhor no papel. Como filme, não chega lá.

Foi menos do que eu esperava. Está na recém criada categoria "Sei lá".

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP