"De maneira mais genérica, uma criatura onisciente nunca perderia seu tempo vendo um filme, uma vez que já conhece o final. Não existe cinema para Deus. E, por conseguinte, ele, que não obstante sabe tudo, não sabe o que está perdendo..."

Ollivier Pourriol, no livro Cine Filô.

Comentários da Cristina Faraon

Blá...blá... blá...

Operação Valquíria

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009


Jamais presuma que o assunto “Segunda Guerra” esgotou-se.

Você já tinha ouvido falar na Operação Valquíria? Seus professores nunca entraram nesse assunto? Normal. Eu também estava por fora.
O filme conta a história do Coronel Claus Von Stauffenberg, que volta da África à Alemanha e se envolve em uma conspiração para acabar com a ditadura em seu país e para isso se utilizariam da Operação Valquíria, uma medida de emergência já prevista pelo próprio governo para o caso extremo de Hitlher ser assassinado devido a um um golpe de estado. Bem, para a Operação Valquíria ser desencadeada, Hitler precisava ser realmente assassinado se não, não haveria a adesão de nenhum líder.
Não deixa de ser um grande mérito conseguir manter todo mundo em suspense mesmo quando todos estão carecas de saber o final da história. Quem não sabe como Hitler morreu?

Tom Cruise faz a sua parte. Jamais o considerei um grande ator e ainda não foi dessa vez que mudei de idéia. Acho que o melhor filme que ele já fez foi Entrevista com o Vampiro, um filme que adorei (recomendo!) . Mas tudo bem: embora ele não brilhe em Operação Valquíria, também não atrapalha como Claus von Stauffenberg, personagem principal.

Um dos méritos do filme é que durante décadas ficou no ar uma imagem muito negativa dos alemães, de um modo geral. Tanto pelos episódios macabros da segunda guerra quanto pela interminável seqüência de filmes que sempre os apontavam como um povo sem coração, frio e de olhar azul e gélido. Schumaker simpatia zero nunca ajudou. O idioma também não. Pelo menos ao meus ouvidos o alemão soa bruto demais, ao contrário do francês, italiano e espanhol, charmosos e sensuais, quase musicais.

É repetido no filme, com justiça: “Precisamos mostrar ao mundo que nem todos somos como eles”.
Ta certo. Bom termos em mente que houve uma resistência ao regime, houve alemães indignados e corajosos que deram suas vidas tentando deter aquele maluco.
Vale a pena assistir.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP