"De maneira mais genérica, uma criatura onisciente nunca perderia seu tempo vendo um filme, uma vez que já conhece o final. Não existe cinema para Deus. E, por conseguinte, ele, que não obstante sabe tudo, não sabe o que está perdendo..."

Ollivier Pourriol, no livro Cine Filô.

Comentários da Cristina Faraon

Blá...blá... blá...

Atividade Paranormal

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009


Gostei do filme. É um lance diferente.

"Em “Atividade Parnormal” o que assusta não é o que se vê, mas o que se imagina". Veja o comentário do Cine Cultura.

A história é toda contada pela câmera do próprio personagem., por isso a imagem treme  praticamente o filme todo.  Isso pode parecer meio irritante mas é um recurso necessário para o tipo de história,. Acontece que os personagens resolveram gravar a si mesmos o tempo todo para descobrir a origem dos ruídos e coisas estranhas que estavam acontecendo. Queriam flagrar "a coisa" para entender como se  livrarem dela. 

Os dois namorados são praticamente os únicos personagens do  filme. Sei que parece monótono mas não se engane. O filme é extremamente tenso, do começo ao fim.

A atriz principal trabalha divinamente bem, com uma naturalidade tão grande que a gente jura que está vendo um documentário com filmagens verdadeiras, de fundo de quintal. Ela é ótima e não tem cara nenhuma de atriz, nenhum cacoete de estrela. É uma pessoa  absolutamente comum e isso é o que faz a história parecer tão real. Cada gesto do casal é tão comum, tão simples e parecido com o nosso - sem pose ou  glamour  - que simplesmente convence.

Algumas pessoas se queixaram porque  não ficaram com medo, não viram nada horrível. O problema é que com a profusão de efeitos especiais de hoje em dia, perdeu-se a noção de terror. Muitos acham que terror é cabeça esmagada, sangue rolando, olho pulando. Isso não é terror, é apelação. Terror não é uma questão visual! Fazer terror é guiar uma pessoa para dentro de seus próprios pesadelos. O terror arte provoca a nossa mente para nós mesmos nos apavorarmos com o nosso medo e não com o que possa aparecer na tela. Terror NÃO É UM LANCE VISUAL, mas uma coisa interior que precisa de arte para ser evocada.  Só que tem gente que não sabe o que é terror e fica esperando tripas espalhadas.

Esse filme é principalmente suspense. Muito suspense. E como também dá medo, é terror. Vale a pena assistir. Mas se você quer muito, muito sangue, sugiro que pegue na locadora Jogos Mortais - que não passa de um desfile de horrores.

Ah: diz-se que essa história teria sido baseada em fatos reais...

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Columnus by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP